A Fundação Vale, por meio do Museu Vale, apresenta a exposição “Jardins móveis” dos artistas plásticos cariocas Rosana Ricalde e Felipe Barbosa. Com larga experiência em trabalhos de arte pública, o casal de artistas se inspira na técnica da “topiaria” (método de jardinagem que consiste em dar formas às plantas pela poda) na criação das 20 esculturas que compõem a exposição.
As obras, esqueletos metálicos expostos nos jardins do Museu Vale e recobertos por infláveis em formato de bichos dos mais variados, remete-nos à ideia de memória, uma tentativa de reconstrução de algo que não mais existe, um contraponto entre natural e o antinatural, uma crítica e a proposta de reflexão, quase encoberta pelo apelo visual das esculturas, sobre a artificialidade, o efêmero e a transformação do essencial em descartável, uma constante na sociedade moderna.
Esta também é a primeira exposição de arte contemporânea que circula entre os espaços culturais da Vale. Esse intercâmbio tem como objetivo fortalecer a atuação em rede desses equipamentos, localizados em quatro estados do país, e contribuir para a ampliação do acesso à cultura e para a valorização do patrimônio cultural brasileiro. No mês de outubro, a mostra será levada ao Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte, e exibida no entorno da Praça da Liberdade, forte núcleo cultural da cidade.
O Museu Vale reitera através desta mostra sua crença de que a arte é um importante elemento na formação e no desenvolvimento do indivíduo, além de promover o conhecimento, a diversidade e a inserção social.
Jardins Móveis
A Fundação Vale, por meio do Museu Vale, apresenta a exposição “Jardins móveis” dos artistas plásticos cariocas Rosana Ricalde e Felipe Barbosa. |
Fale conosco
Redes sociais