Seu Sami

É com grande satisfação e prazer que comemoramos o 9° aniversário do Museu Vale do Rio Doce com a exposição Seu Sami, do artista capixaba Hilal Sami Hilal.
Com uma carreira construída ao longo de trinta anos, esta exposição oferece ao público do Museu Vale do Rio Doce um importante momento da trajetória deste artista, que, por meio da pesquisa de materiais como o papel e recentemente o cobre, traz em sua gestualidade a “celebração do fazer”, como diz em seu texto o curador Paulo Herkenhoff.

Hilal, descendente de família síria, nasceu em 1952 em Vitória, ES. O artista, que fundou a cadeira de Estudo do Papel na Universidade Federal do Espírito Santo, constrói sua própria matéria-prima com fibra de algodão, seu material de trabalho, e desde o início de sua carreira confecciona o papel para a sua obra, trabalhando com a memória afetiva.

Os nomes de pessoas da família e de amigos compõem a estrutura de alguns trabalhos, como a dos livros de papel e cobre que estarão na primeira sala do Galpão de exposições. A grande instalação da mostra é a obra-título da exposição, uma home- nagem ao seu pai.

Hilal dedica-se à exposição há cerca de um ano e pela primeira vez não trabalha sozinho: conta com uma equipe de quatro adolescentes que fazem parte do Programa Arte-Educação do Museu Vale do Rio Doce, que capacita jovens em ofícios relativos à montagem das exposições.

Desta forma, a Fundação Vale do Rio Doce demonstra sua satisfação em reafirmar seu compromisso de formação de público com foco na educação infanto- juvenil, capacitando jovens e divulgando a arte contemporânea brasileira com exposições criadas exclusivamente para este espaço.

Clique aqui para baixar.

Seu Sami