Abertura
03 de dezembro de 2024, às 18h30
Acesse o conteúdo em audiodescrição
(link em breve)
Agendamento de grupos
(27) 9 9252-7525
educativo@museuvale.org
Mais informações
museuvale.org e @museuvale
[texto de apresentação aqui]
Há algo em trânsito na arte contemporânea capixaba. Em resposta ao movimento dinâmico do tempo, as múltiplas linguagens artísticas, sensibilidades e modos de fazer funcionam como um lembrete de que a história não é um território imóvel, mas sim um campo aberto ao questionamento e à criação de novas perspectivas e olhares, um espelho da complexidade do tempo e da arte, em constante reinvenção.
Com curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton, a exposição Transitar o Tempo, realizada pelo Museu Vale, em seu momento extramuros, reúne 30 artistas capixabas e segue como uma travessia entre gerações de criadores que carregam consigo não só suas próprias experiências, mas também os contextos sociais, políticos e culturais que os moldam. Ocupando a Casa Porto das Artes Plásticas, no Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, a mostra é um convite ao encontro dos tempos e à celebração da produção capixaba.
Transitar o Tempo reflete o compromisso do Museu Vale em expandir suas atividades extramuros, promovendo acesso à arte, cultura e educação, ampliando seu alcance através da circulação por novos espaços, destacando a importância da preservação da memória cultural do Espírito Santo.
As ações do Museu se conectam à atuação do Instituto Cultural Vale, que, desde 2020, já realizou, articulou ou patrocinou mais de 800 iniciativas culturais no Brasil. São iniciativas plurais com um propósito singular: criar oportunidade de transformação da vida por meio da cultura.
Assim, esperamos que, ao vivenciar a exposição, aberta para visitação de dezembro de 2024 a março de 2025, cada visitante possa caminhar por uma jornada que pulsa a arte e nos aproxima do encontro entre passado, presente e futuro.
Instituto Cultural Vale
O tempo, “esse compositor de destinos”, que já foi medido pelo sol, pelas fases da lua, pela ampulheta, pelos relógios e outros instrumentos, no final das contas, faz templo é no coração das pessoas. São elas, protagonistas históricas, que participam da poética social e contribuem para sua construção.
Essa poética, fluida e viva, que reverencia o que foi e perspectiva o que pode vir a ser; que cultiva a tradição e aposta na transgressão criadora e inventiva, é o que interessa à exposição Transitar o Tempo. Um deslocamento entre o dito e o feito, um movimento que reúne 30 artistas capixabas e suas percepções estéticas acerca do tema.
É com imenso orgulho que esta Casa, que é o Porto das Artes Plásticas, abre-se para “atracar” e, mais que isso, abrigar a história e a memória cultural do Espírito Santo traduzidas nesta mostra coletiva contemporânea. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, celebra a parceria com o Museu Vale e reafirma o seu compromisso de manter as portas abertas para as Artes. A casa é sua!
Edu Henning
Secretário de Cultura de Vitória
Nas encruzilhadas da contemporaneidade, uma pedra foi jogada hoje e sua ressonância se expande: ontem um som ecoou no futuro. Entre as inúmeras imagens do tempo que a humanidade criou para se orientar, estamos comumente diante daquelas que encaram o passado como imutável e coeso para ofertar noções de estabilidade diante de futuros incertos. No entanto, a relação entre tempo, espaço e causação não é necessariamente uma movimentação temporal linear e sucessiva, mas provoca um exercício de tecer, entre discursos, práticas e modos de fazer de outrora, um tempo-agora.
O verbo transitar não indica seu início, nem meio ou fim, nem mesmo finalidade e intencionalidade de uma ação determinada. Ter existido antes, no papel da cultura e na organização de seus feitos, até mesmo no passado, pode ser especular o futuro não-nascido; refletindo o que se precede, como também prospectando rupturas possíveis. Ao nos voltarmos para a produção artística de antes, estamos desprovidos desses olhos de antes. Considerar que fazemos parte de processos históricos nos possibilita estar presentes e reorganizar uma antiga imagem sobre os contextos sociopolíticos e culturais em que vivemos.
Transitar o Tempo ensaia aproximações e contrastes geracionais entre artistas de modo a provocar uma tensão na ideia de um recorte geográfico unificado. A partir desses encontros e entrelaçamentos, damos atenção ao espaço intermediário entre os trabalhos, isto é, ao que os conecta e ao movimento de um ao outro, não para realizar uma síntese ou para traçar uma linha de continuidade, mas para expor os conflitos de uma cultura compartilhada e dar espaço a outras conexões. Ainda que os trabalhos partam de lugares de imaginação distintos, em comum afirmam dinâmicas críticas aos projetos de modernização e suas violências.
Do tempo de perceber a exigência do presente, faz-se história. Assim, o antes e o depois se volteiam, não há cesura entre o passado e futuro pelo presente, ambos o habitam. A imagem do passado ganha nova perspectiva ao se fazer uma experiência única no presente, e, ainda que vivendo no lugar recôndito de sua história própria, ela mesma comunica para o agora novas interpretações. Essa matéria histórica sobrevive e reaparece em gestos e corporeidades, no saber-fazer, como criação.
Linguagens, técnicas e poéticas elaboradas na arte do agora reivindicam a existência e o movimento sempre cambiante de se firmar. Realinhamos o passado quanto mais nos movemos ao futuro; é no próprio movimento que parece estar o abrigo do tempo.
Nicolas Soares e Clara Pignaton
VALE
Gustavo Pimenta
Malu Paiva
Alexandre D’Ambrosio
Marcelo Bacci
Carlos Medeiros
Catia Porto
Alexandre Pereira
Rogério Nogueira
Rafael Bittar
INSTITUTO CULTURAL VALE
CONSELHO ESTRATÉGICO
Malu Paiva
Flávia Constant
Octavio Bulcão
DIRETORIA EXECUTIVA
Hugo Barreto
Gisela Rosa
PROJETOS E PATROCÍNIOS
Marize Mattos
Ana Beatriz Abreu
Bárbara Alves
Elizabete Moreira
Eunice Silva
Fabianne Herrera
Flávia Dratovsky
Jéssica Morais
Joana Martins
Luciana Vieira
Maristella Medeiros
Michelle Amorim
Neila Souza
Nihara Pereira
MUSEU VALE
Claudia Afonso
Noyla Nakibar
Bruno Mota
Fagner Chaves
Tereza Dantas
Diester Fernandes
Karoline Leite
André Leão
Hellen Lugon
Ana Luiza Pio
Carla Santos
Gleicimar Marques
Jonathan Schmidel
Rafaela Ribeiro
VALE – ES
Rodrigo Ruggiero
Helga Franco
Vanessa Tavares
Renata Padilha
Carla Nascimento
Elida Rafachine
Domingos Rocha
Stenio Lacerda
Heloisa Santos
Renata Ersinzon
PREFEITURA DE VITÓRIA
Lorenzo Pazolini
Estéfane da Silva Franca Ferreira
Eduardo Henning Louzada
Alison Costa Joaquim
CASA PORTO DAS ARTES PLÁSTICAS
Roberto Trabach Junior
Pedro Vargas
Alice Beraldi de Abreu
Amanda de Matos Carvalho
Sebastião Ribeiro Silva
Ana Cristina Boldi Veiga dos Santos
Camilla Tallon
Lilian Menegucci
Felipe da Silva Souza
Silas Costa da Silva
Welington Rodrigues da Silva
Fabiano Nascimento da Ressurreição
Jandiara dos Santos Barbosa
EXPOSIÇÃO
Transitar o Tempo
Claudia Afonso
Nicolas Soares
Clara Pignaton
Monomotor
Felipe Gomes
Mirella Schena
Raquel Andrade de Assis
Automatica
Diogo Fernandes
Luiza Mello
Mariana Schincariol de Mello
Marisa S. Mello
Lorena Simões
Tatiana Rosa
Gabriela Leandro Pereira
Marcus Vinicius Sant’Ana
Tatiana Rosa
Monomotor
Júlia Brito
Vitor Lorenção
Claraboia
Molaa
Patricia Galleto
Lobo Pasolini
Agência Guanabara
LR Comunicação
Museus Acessíveis
GSA
Danilo Montagens
Victor Malta
Tuca Sarmento
Mario Eugênio
AG cenografia
André Luiz
Gustavo de Oliveira
Fábio Souto
FINK
PROGRAMA APRENDIZ MUSEU VALE
Clara Pignaton
Elaine Pinheiro
Elsimar Rosindo Torres (SENAC)
Luciano Feijão
Marcus Vinicius Sant’Ana
Ana Flávia de Souza Felício
Daniel Soares Araújo
Dayene Barcelos da Silva
Davi Ribeiro Babilon
Ester Vitória Santana da Silva
Gabriel Santana Mancini Capichi
Igor Goulart de Oliveira
Keyvyson de Avelar Gomes
Lara da Silva Bispo
Lavínia Barcellos Cremasco
Lhorrany Karoline Oliveira Silva
Maria Isabel Siller Rodrigues
Yasmin Nascimento Santana
Thalyta Christina Vieira Freitas
Frida Projetos Culturais, Sociais e Educacionais
Acervo de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo
Galeria Homero Massena
Instituto Paz
Antonio Rosa
Barbara Carnielli
Bruno Cabús
Bruno Zorzal
Charlene Bicalho
Dilma Góes
Dona Antônia
Euzira Neves
Fredone Fone
Geovanni Lima
Gessé Paixão
Grupo Barra de Renda
Kika Carvalho
Liliana Sanches
Luciano Feijão
Marcos Martins
Marcus Vinicius
Matheusa Moreira
Meuri Ribeiro
Natan Dias
Natanael Souza
Paulo Fernandes
Renato Ren
Reuto Fernandes
Ronaldo Mateus Lima
Rosana Paste
Rubiane Maia
Yuriê Perazzini
Yurie Yaginuma & Jéssica Sampaio
Fale conosco
Redes sociais