Inscrições até 18 de março de 2025: https://forms.gle/nyXTnoMKSC8vSvBJ8
O Museu Vale dá sequência à formação Produção de Exposições focada em ações formativas com apresentação de algumas das disciplinas que envolvem esse saber específico.
O oitavo módulo, elaborado por Amanda Freitas, apresenta a acessibilidade como um direito fundamental para garantir que todas as pessoas, independentemente de sua condição, tenham acesso à cultura. Com abordagem teórica e prática, o curso capacita profissionais a implementar estratégias acessíveis em exposições e ações educativas, contribuindo para ambientes culturais mais equitativos e inclusivos para pessoas com deficiência e neurodivergência.
O que será abordado na formação?
Aula 01: Fundamentos da Acessibilidade em Museus
Aula 02: Estratégias para um Museu Acessível
Aula 03: Implementação e Simulação de Visitas Acessíveis (Exposição Transitar o Tempo)
Amanda Freitas
Amanda Freitas é museóloga, consultora e especialista em acessibilidade cultural, com mais de 16 anos de experiência na inclusão de Pessoas com Deficiência em museus e espaços culturais. Mestre em Museologia e especialista em Acessibilidade Cultural, é sócia-diretora da Museus Acessíveis. Trabalhou no MAR, Instituto Butantan e CCBB Educativo, coordenando equipes e implementando programas educativos para pessoas com deficiência e neurodivergência. Sua trajetória é marcada pela criação de práticas inovadoras para a democratização do acesso à cultura.
Data: 26 a 28 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Hub ES+
Mais informações: WhatsApp27 99277-4474 e museuvale.org
*Esta formação é uma iniciativa do Museu Vale e Instituto Cultural Vale, em parceria com o Hub ES+ e a Secretaria de Estado da Cultura do ES (Secult ES).
Fale conosco
Redes sociais