COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Exposição Quem Tem Medo de Bicho Pau?
 09.Mai a 17.Ago
 Terça a sábado, das 8h às 17h | Domingo, das 8h às 15h
 Galeria Gabinete, novo espaço de exposição no Parque Cultural Casa do Governador, Vila Velha - ES
L  Classificação Livre

Retirada de ingressos gratuitos antecipados para acesso ao Parque: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/
Retirada na hora, sujeito a lotação.

 

Mostra do Museu Vale inaugura espaço de exposições no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha

Exposição “Quem Tem Medo de Bicho Pau?” será aberta ao público do dia 9 de maio até o dia 17 de agosto

O encantamento de animais da terra, da água e da imaginação vai inaugurar a Galeria Gabinete, novo espaço de exposições do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. O local receberá a mostra “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, apresentada pelo Museu Vale em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), do dia 9 de maio até o dia 17 de agosto.

Os visitantes poderão conferir de perto mais de cem esculturas feitas pelo artista popular de Água Doce do Maranhão, Hiorlando, que transforma madeira em bicho e bicho em encantamento, e revela nas formas e texturas, um mundo onde o real e o imaginário coexistem. A curadoria é de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.

Para a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, essa é uma oportunidade de valorizar a diversidade de expressões artísticas e criar múltiplas experiências para o público. “A exposição celebra o encontro entre dois espaços que integram o Instituto Cultural Vale, aproximando o Maranhão e o Espírito Santo por meio da arte popular, da cultura e da potência criativa desses territórios banhados pelo mar. Vamos conectar os capixabas com o universo criativo de Hiorlando, ocupando o Parque Cultural Casa do Governador, com uma fauna encantada, valorizando a aproximação com a natureza e com o lúdico”, afirma. 

O curador da mostra destaca a importância da cultura popular na formação do pensamento crítico e afirmação da ancestralidade. “Comumente, pensamos na ancestralidade como algo abstrato que paira sobre as nossas cabeças, quando, na verdade, ela é física e presente. Os bichos de Hiorlando são uma prova da marca ancestral dos fazeres populares. Eles conectam tempos e espaços distantes, fazendo lembrar que a cultura popular é originária. É possível reconhecer, nos bichos de Hiorlando, as pinturas rupestres, as carrancas do São Francisco e até a casaca Capixaba. O movimento é o mesmo: dar e criar sentido a partir dos valores da terra, ordenando minimamente o mundo que nos rodeia”, explica Gabriel.

A exposição é uma iniciativa do Museu Vale, do Centro Cultural Vale Maranhão e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Ela contará com recursos de acessibilidade, incluindo mapa tátil e audiodescrição, garantindo que todos os visitantes possam desfrutar plenamente da experiência.

O projeto de acessibilidade foi planejado com a Museus Acessíveis, agência de consultoria de acessibilidade em museus e espaços culturais, para que todas as pessoas possam vivenciar a arte de forma plena, fortalecendo sua conexão com o acervo e reafirmando o papel da cultura como um espaço democrático e acessível.

Serviço – Mostra “ Quem Tem Medo de Bicho Pau?”

Local: Galeria Gabinete, novo espaço de exposição no Parque Cultural Casa do Governador

Inauguração: 9 de maio, a partir das 16 horas

Período expositivo: até 17 de agosto, terça a sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 8h às 15h

Agendamento de Grupos: Para visitas em grupo, é necessário agendamento prévio pelo telefone (27) 99252-7525 ou pelo e-mail educativo.mv@institutoculturalvale.org

Retirada de ingressos gratuitos para acesso ao Parque: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/

Classificação Livre

Sobre o artista

João Pereira Marques, ou Hiorlando, ou mesmo Daolinda, como é conhecido, nasceu, em 1963, no povoado maranhense João Peres, Araióses. Iniciou a vida de trabalho numa salina próxima ao município Água Doce do Maranhão, onde mora até hoje. Por um tempo, substituiu o pai na função de estivador marítimo. Após sofrer um acidente e ganhar uma lesão de coluna, resolveu, segundo ele, dar vazão ao desejo de fazer bichos. O primeiro, foi um leão marinho grande, que ganhou fama debaixo do cajueiro, no jardim da casa do artista.

Sobre o Museu Vale

O Museu Vale, em seu momento extramuros, expande suas atividades e leva diferentes manifestações da arte e programas educativos para praças, parques, escolas e outras instituições culturais, alcançando novos públicos e abrangendo outros municípios da Grande Vitória.  Através de intercâmbios e trocas de conhecimento, a atuação do Museu continua com seu legado de preservação da memória cultural, possibilitando e fomentando ações de pesquisa, educação, comunicação e formação, sempre próximo às produções do estado do Espírito Santo.   

Em destaque estão as últimas mostras desenvolvidas pelo Museu Vale, que reuniram mais de 170 mil visitantes: “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro – Um olhar sobre a coleção do IHGB” e a exposição “De onde surgem os Sonhos – Coleção Andre a e José Olympio Pereira”.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. É o maior apoiador privado da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Ficha Técnica

EXPOSIÇÃO
Quem tem medo de bicho de pau?

Coordenação Geral
Claudia Afonso

Curadoria
Gabriel Guitierrez

Expografia
Claudia Afonso
Gabriel Gutierrez
Raimundo Tavares

Produção
Automatica
Luiza Mello 
Mariana S. Mello 
Marisa S. Mello

Produção Local
Lorena Simões

Identidade Visual e Design Gráfico
PS2
Fábio Prata
Flávia Nalon
Yugo Borges

Iluminação
Vitor Lorenção

Registro Fotográfico
Claraboia


Textos
Gabriel Gutierrez
Juliana Benvilacqua

Revisão de Texto
Ana Cíntia Guazzelli

Assessoria de Imprensa
LR Comunicação

Projeto de Acessibilidade 
Museus Acessíveis

Montagem 
Danilo Montagens
Danilo Prophírio de Almeida
Victor Malta Valadares

Cenotecnia
AG cenografia
André Luiz
Gustavo de Oliveira