Produção de Exposições | Módulo 01 – Produção | Museu Vale Extramuros
 24.Jun a 28.Jun
 Hub ES+ | Praça Costa Pereira, 30 - Centro, Vitória

O Museu Vale lança a formação Produção de Exposições focada em ações formativas com apresentação de algumas das disciplinas que envolvem esse saber específico: Produção, Curadoria, Expografia e Design Gráfico.

O primeiro móduloelaborado em conjunto com as produtoras Alita Mariah e Marina Torre, do coletivo Nós da Produção,visa apresentar de modo bastante abrangente o processo de organização de uma exposição, debruçando-se sobre a função da produção em diálogo com as demais áreas, e explorando todas as etapas de desenvolvimento e execução de um projeto – da elaboração à prestação de contas; do orçamento à coordenação de montagem.

Na execução de um projeto de exposição, o/a produtor/a trabalha como um orquestrador das diversas frentes técnicas, criativas e financeiras, além de agir de maneira estratégica. Para pensar a atividade da produção, é preciso ter um olhar amplo e um conhecimento abrangente das funções às quais o/a produtor/a está ligado/a.

Sobre as facilitadoras:

Alita Mariah é Gerente de Projetos Artísticos do Instituto Inhotim. Anteriormente, foi coordenadora do núcleo de exposições e programação cultural do Museu da Língua Portuguesa. Também possui experiência internacional, tendo ministrado cursos em Moçambique e Angola e participado de projetos para importantes instituições, como Casa do Povo, SESC-SP, Associação Cultural Videobrasil e Ministério da Cultura.

Marina Torre é graduada em Cinema pela FAAP, e possui MBA em Gestão de Projetos pela USP. Integra o coletivo Nós da Produção, onde atua como produtora executiva em projetos audiovisuais e de artes visuais. Foi coordenadora executiva do Longa-metragem “Meu Melhor Amigo” e da série “O Som e a Sílaba”, ambos para Disney+/Star+; e produtora executiva das Exposições “A Árvore-Escola – Grupo Contrafilé”, no SESC Santana; “Essa Nossa Canção” (2023-24), no Museu da Língua Portuguesa; e da renovação da exposição permanente do Memorial Minas Gerais Vale.

Data: 24 a 28 de junho (segunda a sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Hub ES+ | Praça Costa Pereira, 30 – Centro, Vitória